Baratas
As baratas estão presentes a mais de 300 milhões de anos na terra e somam mais de 5.000 espécies em todo o mundo. Estes pequenos insetos, geralmente associados à sujeira, gostam de viver em ambientes úmidos e quentes. Além disso, as baratas se alimentam de praticamente todas as coisas, estando elas em decomposição ou em bom estado. Vivem em porões, ralos, lixos e esgotos, sendo comuns nas estações mais quentes do ano.
Infestação
O processo de acasalamento desses insetos é iniciado quando a fêmea exala feromônios e eles são captados pelas antenas dos machos. A copulação acontece, as fêmeas criam bolsas de ovos e algumas espécies depositam esses invólucros com até 48 crias perto de fontes de alimentos. Em suma, uma única barata pode produzir 384 filhotes em apenas 6 meses e mais de 3 milhões durante toda sua vida.
Está com problemas com baratas?
Formigas
Estes pequenos insetos, donos de uma organização única, são populares e amplamente conhecidos. Certamente todos já se depararam com suas mais variadas espécies que vivem em nossas cidades. As formigas costumam ser inofensivas quando em pequeno número, mas rapidamente podem se reproduzir, construir seus grandes labirintos e causar danos a diversas estruturas. Elas, além de proporcionarem danos físicos, podem transmitir diversas doenças como gripe, tuberculose, verminoses e até lepra, além de intoxicações alimentares, vômito e diarreia. Isto acontece porque estes pequenos invertebrados andam por lugares como lixos, fezes e alimentos em decomposição.
Infestação
As formigas se reproduzem durante todo o ano em zonas tropicais. Em lugares com o clima frio, elas costumam se reproduzir nas estações mais quentes. Uma rainha pode botar ovos durante toda a sua vida e em poucos dias é capaz de pôr entre um a vários milhares de ovos. Aos poucos formam-se as estruturas e a organização de um formigueiro, alcançando grandes extensões e tornando-se maduros com aproximadamente 4 anos de vida.
Está com problemas com formigas?
Percevejos de Cama
O percevejo de cama, como o próprio nome sugere, comumente se reproduz em quartos, nas camas, nos carpetes, entre os móveis e frestas de pisos. Eles preferem ambientes secos com pouca iluminação e baixo fluxo de ar. Sua infestação pode ser iniciada ou agravada pelo constante fluxo de pessoas, seus hospedeiros. Por conta disso, eles costumam estar presentes em hotéis, motéis, cinemas e até cruzeiros.
Infestação
Abelhas e vespas variam bastante quanto ao tipo de ninho que utilizam. Diversas espécies de abelhas e vespas constroem seus ninhos em cavidades pré-existentes, como ocos nos troncos das árvores e “paneleiros” no solo; outras ainda constroem seus ninhos cavando o solo ou a madeira de troncos e galhos de plantas. Algumas vespas constroem pequenos ninhos com barro e diversas espécies de abelhas e vespas utilizam o barro na entrada de seus ninhos.
Está com problemas com percevejos?
Aranhas
Os aracnídeos podem ser encontrados facilmente em todos os continentes e praticamente em todos os habitats terrestres. Estima-se que existam em torno de 40.000 espécies divididas em mais de 100 famílias no mundo todo. Geralmente, as espécies comuns que vivem em pequenas teias nos interiores são inofensivas, mas outras espécies, também comuns, como a aranha marrom e a armadeira, podem causar dores e necrose.
Infestação
As aranhas que representam perigo e podem invadir espaços humanos preferem se esconder em lugares escuros e secos para que surpreendam suas presas. Por conta disso, elas se abrigam em sapatos, roupas, caixas e qualquer lugar pequeno, estratégico e que ofereça segurança. Nestes espaços, após a copulação, as fêmeas depositam seus ovos que podem chegar a mais de 1.000 em uma única postura.
Está com problemas com aranhas?
Escorpiões
Este invertebrado é um dos mais antigos da terra! Algumas de suas 2.000 espécies possuem veneno fatal para humanos quando não tratada as picadas. Os escorpiões preferem viver em climas entre 20 °C e 37 °C. Eles são animais carnívoros e noturnos, saindo a noite para caçar e se reproduzir.
Infestação
Após a copulação, este animal pode ter até 90 filhotes de uma única vez. Entretanto, seu tempo de gestação depende da alimentação da fêmea e temperaturas climáticas, podendo durar de 2 meses a 2 anos. Nos centros urbanos, os escorpiões preferem habitar em lugares quentes como em entulhos, madeiras e papelões.